Entenda o que é o eSocial e as mudanças que ocorreram

Com a implantação do eSocial, muitas pessoas estão com dúvidas a respeito do funcionamento desse novo sistema.

Aqui iremos apresentar algumas informações importantes para que as pessoas tenham conhecimento sobre esse novo projeto que foi criado pelo governo federal.

Sempre que surgir uma mudança ou alguma novidade em relação ao cidadão é interessante que ele busque informações para ter conhecimento sobre os novos processos envolvidos.

Esse projeto eSocial vai trazer mudanças significativas no setor de recursos humanos das empresas privadas, mas o intuito é unificar as informações e torná-las mais informatizadas.

O que é o eSocial?

eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal. O objetivo deste projeto é unificar o envio de informações sobre os trabalhadores que é feito pelas empresas privadas.

Com a implementação desse novo sistema, o profissional que trabalha na área de recursos humanos passa a fazer um único envio de todas as informações referentes ao:

  • CAGED;
  • GFIP;
  • RAIS.

Outras informações também podem estar presentes dentro do envio, tudo depende das informações que a empresa irá disponibilizar referentes aos seus profissionais.

Essa mudança no eSocial vai trazer muitas melhorias e irá informatizar os dados enviados pelas empresas privadas, o que é um detalhe muito importante e que permite que a tecnologia torne tudo mais eficiente, mais rápido e também mais seguro.

No projeto está incluso as informações sobre resumos para recolhimento de tributos oriundos da declaração trabalhista, o manual e também da declaração previdenciária, declarações sobre o contrato de trabalho e outras informações que envolvem a relação entre empresa e o trabalhador.

Mudanças no eSocial

O principal objetivo com a implementação desse sistema é tornar os procedimentos burocráticos mais práticos e sem divergência de informações.

Sabemos que a área de recursos humanos utiliza muita burocracia para fazer os seus procedimentos internos, com a chegada desse novo sistema tudo ficará mais fácil de ser utilizado.

eSocial

As mudanças no portal e-social trazem alterações em vários segmentos, agora esse sistema está sendo obrigatório para as empresas em geral e também para os empregadores domésticos.

É comum e também esperado que as pessoas sintam dúvidas sobre como fazer a utilização do sistema. Mas não se preocupe porque o portal é bem transparente.

A transparência quanto ao funcionamento correto desse Portal torna a utilização do mesmo mais fácil.

Veja quais são os primeiros passos para que você entenda como fazer a utilização desse novo recurso e saiba quais foram as mudanças implantadas com a chegada do mesmo:

  • A empresa precisa solicitar o código de acesso para começar a utilizar os recursos do sistema;
  • Existe a disponibilidade de certificado digital;
  • Informações sobre admissões ou demissões deverão constar no sistema;
  • A empresa tem que utilizar o sistema para divulgar as férias concedidas durante o mês;
  • Informações sobre alterações salariais e também deverão ser informadas.

As informações disponibilizadas abaixo mostram apenas algumas alterações que irão ocorrer com a chegada desse sistema, na verdade existem muitas outras alterações importantes em mencionados apenas algumas delas para que você tenha conhecimento sobre a importância do mesmo.

Ainda não conhece o portal eSocial? Acessando o mesmo é possível conhecer um pouco mais sobre o que ele significa para as empresas privadas e também para o empregador doméstico, bem como também é possível pegar algumas orientações complementares e que poderão esclarecer dúvidas maiores a respeito da utilização correta do sistema.

Depois que as equipes de recursos humanos aprendem como fazer a utilização correta desse sistema é que percebem como ele foi importante para tornar a transparência e também o acesso à informação algo mais prático e com menos burocracia.

Não podemos deixar de considerar também que a implementação desse sistema vai trazer melhorias para a parte econômica da empresa, uma vez que ela vai gastar menos com material a partir do momento em que utilizará apenas o sistema para fazer grande parte dos processos importantes.